domingo, 22 de maio de 2011

Cuidados com o bebê

Quando engravidei, uma amiga falou pra eu me cadastrar num site chamado BabyCenterBrasil ...é um site muito bom, que manda semanalmente por e-mail o o acompanhamento da gestação e também do desenvolvimento da criança. Esse site me ajudou bastante e me ajuda até hoje....sem contar também que sempre conversei muito com minhas amigas que são mamães antes de mim...é muito bom a troca de experiências. 
Mas hoje aqui, vou escrever sobre alguns cuidados que tive com a Alissa pra ajudar uma amiga que está gravidinha...vamos lá:
- Fraldas: eu sempre usei Pampers...existem outras marcas boas como Turma da Mônica, Johnsons...mas como me adaptei com a Pampers, resolvi não arriscar.
- Pomada: Bepantol Baby, pois ela fica bem transparente na pele da bebê e é muito boa, nunca deu assaduras.
- Lenços umidecidos: Johnsons Baby. Não me adaptei a usar algodão e água morna, era um desastre. Então desde sempre usei esse lenço, e apesar de ser muito molhado, é bom.
- Cólicas: Flagass e muita massagem na barriguinha, ginastica com as perninhas...e muita calma da mamãe.
- Febre e dor: Paracetamol Infantil...santas gotinhas. Quando a Alissa chorava bastante, fora do normal...eu verificava se era fralda suja, banho, fome, sono, cólica, dor de ouvido...e se não fosse nada disso, eu dava umas gotinhas que a acalmavam.
- Dermatite: Berlison. Quando a Alissa era mais novinha, o rostinho sempre ficava com umas bolinhas vermelhas, no pescoço também, era alguma alergia...podia ser da roupa, shampoo, sabonete, calor. Usei essa pomada, foi ótima.
- Pele seca: Cetrilan. Quando faz frio, usamos aquecedor no quarto, e isso acaba ressecando a pele..ai temos que usar esse hidratante para bebês.
- Nariz: Sorine baby. Nos primeiros meses, eu ficava com dó de espirrar esse sorine dentro do narizinho dela, eu só limpava com o cotonete mesmo e com ela sempre reclamando. Aí veio a gripe e o narizinho dela ficou trancado, não tive escolha...e agora ajuda bastante, ela já até se acostumou.
- Umbigo: os primeiros banhos da Alissa quem deu foi a minha mãe, mas a higienização do umbiguinho fazíamos com um cotonete e álcool 70, depois enrolava aquela faixinha, para que aquele prendendor não fique pegando na fralda. Com 12 dias ele caiu e ficou bonitinho.
- Banho: o que ajudou no 1º mês da Alissa, foi uma redinha de colocar na banheira, bem prática. Ela ficava mais segura e tinha como eu segurar a mãozinha dela. Nunca encha muito a banheira, e para medir a temperatura da água, coloque seu antebraço dentro da banheira. Seque bem todas as dobrinhas, as orelhas, e os meios dos dedinhos. A primeira coisa a se fazer é agasalhar o peito da criança, depois colocar fralda, etc. Se possível, assista a vídeos de banhos em bebês no youtube, ajuda bastante também.
- Shampoo e sabonetes: Johsons. Comecei usando uns da natura, mas não foram muito bons pra nossa pequena. 
- Roupinhas: se está calor pra você, estará pro seu filho também. O mesmo vale pro frio. Mas a noite é sempre bom por um pijaminha um pouco quentinho e confortável. Nunca gostei de roupas cheias de "frufrus" que incomodam a bebê...adoro macacões sem golas e sem pezinhos. E procuro comprar bodys que tenham aqueles botoezinhos no lado pra facilitar quando passar na cabecinha do bebê. E também, sempre deixei ela com meias nos pés...As roupas eu lavo com sabão líquido de coco, o ROMA e coloco o amaciante VIDA MACIA. O importante é enxaguar bem....
- Pra cortar as unhas, que crescem bastante por sinal, eu uso uma tesourinha que comprei na farmácia....vem um kitzinho (cortador de unha, tesourinha e lixa). Corto sempre que ela está dormindo e com o maior cuidado, porque morro de medo....
- Pra ela dormir comprei um travesseiro bem baixinho e cheios de furos, que é antisufocante. Comprei aqueles rolinhos pra se colocar o bebe dormir de lado, foi bom...ela usou até 1 mês e pouquinho. Agora ela dorme de barriga pra cima e a cabecinha pros lados. Quando frio, coloco o cobertor até a barriguinha, pra que ela não consiga puxá-lo.
- Chupeta: bom, muita gente é contra a chupeta, porque não quer enganar o filho com "borracha", ou que estraga os dentes, ou que depois é dificil de tirar e tal.... No meu caso, sou a favor, pois acalma a Alissa, mesmo que ela não fique com ela na boca por muito tempo. Comprei uma da KUKA e uma da NUK que é ortodôntica, ela pega qualquer uma, até aquelas mais baratinhas.
- Mamadeira: pra mim ainda é uma incógnita, pois a Alissa não gosta da mamadeira. Já tentei diversas marcas, diversos tipos... depois que ela escolher uma escrevo um post contando.
- Falando em amamentação, um dos meus grandes medos era se o bebê engasgasse quando mamando...e isso acontece mesmo viu gente, mas nada de sério. Mas é só manter a calma, colocar o bebê mais levantadinho...dar uns tapinhas de leve nas costas e pronto. Caso aconteça do bebê não voltar, vire ele de bruços nos seus joelhos com a cabeça mais baixa e dê 3 tapas no meio das costas. Tem um vídeo no youtube também que é bom assistir.
- Sempre depois que o bebe mamar, coloque o bebê pra arrotar.
No ombro: coloque o bebê no seu ombro, apoiando o bumbum com seu braço, no mesmo lado. Com a outra mão, dê tapinhas nas costas dele ou faça uma leve massagem.
Sentado: Sente o bebê no seu colo e incline o tronco dele para a frente, apoiando-o pelo ombro e no queixo. Dê tapinhas nas costas ou faça uma leve massagem.
No colo, de frente para você: coloque o bebê no seu colo, de frente para você, mas sem erguê-lo até o ombro. Dê tapinhas ou faça massagem nas costas dele. 
Se você colocou o bebê para arrotar por cinco minutos e nada aconteceu, provavelmente ele não precisa arrotar.
- Soluço: ai como eu não gosto de soluço... e pra Alissa, o soluço só passa quando ela mama novamente.
- Vacinas: todo mês o bebê tem que tomar vacina. Os efeitos colaterais variam de criança pra criança...não dê remédios para o bebê antes de tomá-las, pois foi compravado que as mesmas podem perder a eficácia.


Bom gente, acho que é isso. O que escrevi aqui é como cuido da minha pequena, mas cada mãe cuida do filho de um jeito, e toda mãe sabe o que é melhor pra ele. 
Mas espero ter ajudado de alguma forma. Beijos...e se precisarem, estamos aqui!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário