quinta-feira, 11 de outubro de 2012

20 meses...

Gente, mal escrevi o post dos 19 meses e já estou aqui, escrevendo o dos 20, passou que eu nem vi. Tudo bem, fiquei com preguiça de escrever....sempre posto enquanto a pequena mama para dormir, mas ultimamente tenho ficado com meus livros mesmo, e acabo pegando no sono cedo.
Esta é uma fase deliciosa e bem complexa, a Alissa aprende de tudo muito rápido e sempre acaba nos surpreendendo com algo novo. Mas é uma fase complicada também, pois cada vez mais independente, vira uma oncinha brava quando é contrariada. Aprendeu até a dar gritinhos de "piti" e nessas horas temos que ter muita paciência pra fazermos o melhor em corrigi-la. Estamos usando a tática da calma, do falar baixo, do dizer que não pode, que é feio, que ela tem que fazer carinho. O processo está meio lento, mas vai dar certo.
E por falar em processos, estou tentando tirar as fraldas da baixinha. Não que ela esteja totalmente preparada pra isso, mas vamos incentivando-a aos poucos, sem forçar nada para não gerar traumas. Começamos comprando um troninho, pesquisei vários na internet, um mais lindo e mais caro também. Acabei desencanando pois nem sabia se ela iria usar. Acabei comprando um bem simples e bem baratinho. Coloquei no banheiro. Sempre que íamos tomar banho eu falava pra ela sentar pra fazer xixi. Ela até sentava, mas dava risada e levantava. Acabou que duas vezes percebi que ela estava com vontade e coloquei ela correndo, ela fez. Mas depois nunca mais....agora que ela cresceu mais um pouquinho, mudei a tática. Como está calor por aqui (muito calor), estamos deixando ela somente de calcinha. Sempre que tiro a fralda, levo ela patente, seguro ela e fico esperando. E não é que ela faz mesmo, até se concentra pra fazer. Mas ela ainda não sabe pedir ou avisar que está com vontade, então temos que ficar perguntando e de tempos em tempos levar ela ao banheiro, pra ir se acostumando. Mas mesmo assim, tenho lavado constantemente meus tapetes, e limpado vários lugares da casa, pois quando vejo...ela já fez xixi na calcinha. Mas tá valendo, com calma e seu neuras, chegaremos lá.
Sobre a alimentação está daquele jeito que vocês sabem, come quando tem vontade mas sempre ofereço. Está comendo um pouquinho melhor do que estava. E como ela tem intestino preso, fico controlando o que ela come, então dá-lhe mamãe e suco de laranja. Pra ajudar a melhor isso, estou trocando o leite para o de saquinho com uma pitadinha de açúcar (pitada mesmo, igual sal) e outra pitadinha de "multimistura" (pago R$1,50 no pacotinho). Achei que ela não fosse aceitar, mas a Alissa sempre foi muito adaptável....não tive problemas pra ela largar o peito, a chupeta, pra deixá-la com minha mãe...nada, um bom sinal né. Mas então, e o leite ela está mamando tranquilo, na minha mãe, que é a mamadeira da tardem ainda está com o Leite Ninho e o Mucilon, mas se eu ver que o problema era no leite mesmo, vou ficar só no leite de saquinho mesmo. Pros alimentos está complicadinho, pois ela só está comendo o que ela conhece, alimentos diferentes ela já olha e fala não.  Agora pra doces a bichinha tem um faro ótimo. Alguém, algum dia, longe das minhas vistas, deu bala pra ela...e na minha mãe tem um potinho, então tudo pra ela é "baia" e ela sempre acha onde minha mãe esconde e fica pedindo pra vó dar. Ainda bem que em casa eu não tenho doces e chocolates pela casa, mas olhe bem como ela é formiguinha: ela sempre brincou com meu potes de condimentos do armário, tirava e guardava no lugar, pois esses dias estávamos na sala e ela foi pra cozinha, não demorou muito voltou parecendo que tinha algo na boca. Esperei, e lá foi ela de novo pra cozinha e eu fui atrás pra ver...pois a danadinha abriu o pote do açúcar, colocava o dedinho dentro e depois comia, pensa só!!!! Bom, não sou um exemplo de mãe com a alimentação, já dei batata frita, sorvete e bala, mas fico feliz quando vejo que ela ainda não toma refrigerantes e não come bolachas recheadas....já é alguma coisa, não?!
Está uma tagarela. Repete sempre a última palavra que falamos e errado. Acho uma graça a criança aprendendo a falar. Tem palavras que saem totalmente diferente, como por ex., estava ensinando pra ela o que era pedir desculpas e pedindo pra ela falar e escutei um "puta"...não filha, des-cul-pa...."puta", tentei mais algumas vezes, e não deu certo, então ensinei ela a falar "pupa", que é melhor né....mesmo não gostando de ensinar palavras errado, mas acho que nesse caso é uma boa opção...  =)
Ela continua não gostando de lavar os cabelos e não gosta de ficar com sapatos. Gosta muito de escovar os dentes e limpar os ouvidos. Gosta de perfume e batom. Não gosta de trocar as fraldas, vira uma contorcionista depois do banho em cima da cama. Gosta de ser o centro das atenções, mas também tem seus momentos de vergonha. Gosta de sair de casa, andar, tem feito até caminhadas pelo bairro com a vovó. Fica elétrica quando vem visitas em casa. Ela é brava, muito brava e ao mesmo tempo um amor de criança. Não gostava de tirar fotos, agora faz até pose e depois vem olhar a foto. Não gosta e tem medo do barulho do secador e do aspirador de pó, até chora. Gosta de ser prestativa, mas quando insiste em não fazer, somente usando alguma das nossas táticas. Quando vê alguém chorando perto dela ou na televisão, chama a gente pra mostrar e faz carinha de triste. Continua não se prendendo muito à televisão (o que acho até bom), mas assiste um pouco de Mecanimais, Dora e Cocoricó. E quando não está passando nenhum desses desenhos, colocamos no canal do boi (simmm, aquele canal que só passa coisas sobre bois, cavalos, leilões) e ela fica lá, achando graça. Tanto, que já decidi o tema da festinha dela de 2 aninhos: FAZENDINHA.


Dirigindo o carro da mamãe...

Escondendo do vovô...

Beijinho no primo Pietro ...
Farra com tintas...

Brincando com a prima Letícia...

Jogando milho para as galinhas...

Admirando os "bois"....

Filha, te amo sempre mais, você é meu tesouro, meu bem maior. 
Esses 20 meses foram os melhores e mais intensos da vida da mamãe!!!!!!!!

Beijos

2 comentários:

  1. aaah parabéns pra essa boneca LINDA! Essa fase é deliciosa, mas ao memso tempo precisa de muita paciência com essas meninas toda independente né hahaha

    ps. tentei comentar antes mas não estava conseguindo, respondi seus comentário lá no meu blog mesmo ;)

    ResponderExcluir
  2. Alissa Linda, amei as fotos e o relato dos 20 meses, fofa ela pedindo desculpa ahuahuhauhua
    Ainda nem comecei a falar sobre tirar fralda com Alice, ainda ando me preparando...
    Por aqui ainda consigo manter Alice longe do açúcar, mas fico com ela o tempo todo, esse final de semana ela viu algodão doce, e perguntou o que era, só viu o pacote, não viu ningém comendo, eu falei que era algodão (não menti) igual o que a mamãe usa pra fazer as unhas (mentirinha) e que dava pra ela qnd chegássemos em casa hauhauhuahu deu certo,
    bjs

    ResponderExcluir