quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia das Crianças

Saudades da minha infância!
Morávamos em uma casa simples, humilde, mas conseguida pelos meus pais com muito esforço. Tinha um quintal enorme, cheio de grama, 2 pés de manga, um chapéu de praia que nos dava uma sombra enorme (e um mega trabalho pra juntar as folhas que caíam), um pé de pitanga e um galinheiro. Que delícia correr de um lado pro outro, brincar de casinha na árvore, ter amigos vizinhos da mesma idade. A situação financeira da nossa família não era muito boa, me lembro de ganhar presente uma vez no ano, da minha tia, e era Natal....roupas então, nem me lembro, não tínhamos dinheiro nem pra comprar um docinho. Mas nem ligávamos pra isso, brincávamos na rua com nossos amigos, subíamos nas árvores, jogávamos bola, inventávamos todo tipo de brincadeira....eu gostava de brincar de "bets" e "pique-esconde". Como tenho saudades daquele tempo e daqueles amigos...
Esse 12 de outubro, o 2º dia das crianças da minha pequena, fiquei pensando nisso...de como as coisas estão diferentes hoje. O consumismo toma conta de tudo, onde as crianças são completamente imersas em um mundo fantástico de possibilidades de consumo que lhe é apresentado como maravilhoso. Tem um canal de televisão que não gosto nem de deixar a Alissa assistir, pois passa pouco desenho e muita (mas muita mesmo) propaganda de brinquedos...e de última geração: bonecas que andam sozinha, que conversam e tudo mais. Eles tentam nos pegar pelo nosso ponto fraco: as crianças, nossos filhos. 
Fico triste quando penso que não moro hoje em um bairro como o que eu morava quando pequena, onde as crianças podiam brincar na rua sem preocupação. Fico triste em saber que a Alissa não vai ter uma infância como a minha. Hoje as coisas estão muito mais acessíveis, a tecnologia está muito mais avançada. Naquele tempo nem sonhávamos com celular, computadores, notebooks, ipod...etc. No máximo que eu tinha era uma boneca que patinava (Lu patinadora) e meu irmão tinha um soldadinho que se arrastava no chão, que por sinal, temos até hoje, pois eram brinquedos caros na época, então tínhamos muito mais cuidado. 
Pensando nisso, resolvemos não investir em brinquedos nesse dia, mas sim em "tempo" com a nossa pequena, em carinho, amor, em brincarmos juntos, andarmos de bicicleta, chuparmos um picolé na praça, coisas assim. 
A Alissa acordou com um monte de bexigas que coloquei amarradas em seu berço enquanto ela dormia. Quando ela me chamou estava lá ela sorrindo com os balões. E de presente/lembrança...comprei um cavalinho de borracha, pequeno, significativo e barato (não custou nem 20 reais). Comprei porque ela adora bichos, principalmente cavalos e bois. Ela adorou..e como é bom ver o sorriso dela, de felicidade. Fomos almoçar na vovó, e depois fomos fazer as visitas aos primos pra entregarmos as lembrancinhas também.O clima não estava bom pra passeios, estava chovendo. Mas a Alissa  brincou a tarde e a noite toda com as primas. Foi dormir exausta, de tanto que correu. Não queria nem comer pra dar tempo de brincar mais....
Fiquei feliz por ela ter se divertido com a família reunida! E são esses valores que quero ensinar pra ela desde pequena.


Que Nossa Senhora Aparecida continue nos cobrindo com seu manto protetor 
e cuidando de nossas crianças!!!!

Um comentário:

  1. Eu também tive uma infância cheia de brincadeiras e opuco consumismo, mas como é difícil fugir nos dias de hoje, quero ver o que me aguarda qnd Alice for pra escola e começar pedir, pedir...
    bjs pra vcs

    ResponderExcluir