terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sobre Partos...

Quando pensava em ser mãe, não me lembro tanto de idealizar um certo tipo de parto, tanto porque nem me interessava muito por esse tipo de assunto antes de estar grávida. Então veio a gravidez, e com ela um mundo cheio de novidades e informações e sobre o parto. A partir daí, idealizei sim o parto normal, a espera da bolsa romper, as contrações...tudo, e informei isso a meu médico. Ele concordou. E essa foi minha decisão até quase o final da  e minha gravidez. Mas nem por isso, deixei de me informar sobre a cesárea, conversei com diversas amigas-mães que tinham feito. Mesmo assim, ainda queria o parto normal. Com 39 semanas de gestação (sem saber ao certo se era mesmo isso) fomos ao médico e ele me informou que minha bebê ainda não estava encaixada e que achava melhor a cesárea. Na hora, nem pestanejei, confiei e marquei a data pra ela vir pra esse mundo, pros meus braços. Tive um parto maravilhoso, não tenho do reclamar, eu estava ciente de todos os procedimentos, de pequenos detalhes que as amigas contaram. Só que hoje, sei que podia ter esperado para ela nascer de parto natural, que o médico, às vezes por comodidade, quis fazer cesárea. Mas não fico me martirizando com esse tipo de coisa, pois o importante pra mim, foi ter minha filha em meu braços forte e saudável, independente do parto que tenha sido feito. E mesmo assim achei meu parto maravilhoso, me lembro de todos os detalhes...principalmente da hora em que escutei o chorinho da minha princesa e pude sentir ela pertinho de mim pela primeira vez.
Aí, mês passado, tive a oportunidade de poder levar minha irmã para o hospital e poder ficar com ela até minutos antes do meu sobrinho nascer. Já tinha assistido a partos na tv, mas nada se compara em estar ali, presenciando tudo. Confesso que fiquei um pouco assustada com as tais contrações e com as forças que ela tinha que fazer. Fiquei segurando a mão dela o tempo todo, e ela apertava com muita força, além de estar mordendo uma toalhinha. Estava ansiosa, só não mais que ela e o meu cunhado, que chegou a tempo de ver ela antes do filho nascer. Levei ela no hospital pela manhã, era 9:00 horas...e ele nasceu às 13:00 horas. E em um desses momentos lá, pensei em como seria eu tendo um parto assim...preferi o meu, com certeza, mas não descartei a possibilidade para o meu segundo filho. 


Agora quando ao parto humanizado, sou contra, ou melhor, em termos. Não concordo que seja tão seguro a mãe ter seu bebê apenas com parteiras, longe dos hospitais, pois se acontecer algo com a criança, pode não dar tempo de levá-la a um hospital. Acho que isso é colocar uma vida em risco e sem necessidade, e não que no hospital também não corra riscos, mas lá tem todo um suporte diferente do que se teria em casa. Sou contra apenas nesse ponto. Agora sou totalmente a favor da mulher escolher o tipo de parto que quer ter, livre de qualquer tipo de pressão (desde que não coloque em risco a vida do bebê), sou a favor de que o pai ou quem ela quer ter a presença a seu lado na hora do parto, à favor de ser bem atendida, bem cuidada, a favor de poder amamentar e ficar com seu filho em tempo integral.
Sou a favor da mãe ser feliz por ter o seu bem mais valioso em seus braços, não importando o "tipo" de parto...sei que às vezes ficam mágoas, mas tudo passa e não vale a pena ficarmos lembrando de coisas que não saíram como queríamos que fosse.... o que vale é curtir a "cria" e aproveitar todos os momentos, pois tudo passa mais que rápido!!!!
Bem, eu penso assim!

Beijos 
Boa noite 

Um comentário:

  1. Hehehe... Ficou com medinho é? Não tive a experiência da cesariana, mas posso dizer que o parto normal é maravilhoso, considerando que vc e seu bebê trabalham juntos através da natureza e do poder de Deus para ele vir ao mundo... (depois que passa é mais fácil dizer isso!) Coragem! Tente no próximo!!! :)

    ResponderExcluir