quinta-feira, 12 de julho de 2012

17 meses...

E já se passou mais um mês da minha pequena. Sei que o tempo voa pra nós mamães, e é por isso que nós damos muito mais valor à ele depois que ganhamos essa bênção em nossas vidas, que são os filhos. E essa fase, que é deliciosa claro, mas muito trabalhosa, pois é a fase do conhecimento, querem explorar tudo, andar, gastar energia, brincar....e a novidade da vez é a fala. A Alissa não é uma das mais tagarelas, mas quando dá pra conversar é muito engraçado, não se entende nada. Mas agora ela está sempre observando nossa boca quando falamos e normalmente fala uma sílaba da palavra que falamos...mas ela entende tudo o que falamos, mesmo nós achando que ela não conhece as palavras, ela entende...esses dias mesmo, ela me enrolando pra colocar a roupa, e eu pedindo pra ela ficar quietinha pra eu colocar a roupa que depois eu deixava ela ir na sacada. Foi eu colocá-la no chão e ela foi direto pedir pra eu abrir a porta da sacada. Eu bobinha achando que ela não sabia.... mas de todos em casa, eu sou a que mais entendo suas vontades e o que ela tenta dizer com seus gestos e poucas falas...muitas vezes elas nos chama, nos pega pela mão e aponta para o que quer.
Gosta muito de ajudar, em tudo. Ajuda o vovô com as gaiolas, ajuda a vovó com as vassouras e as rações dos cachorros, não pode ver roupa fora das gavetas que já guarda, calçados no chão ela tenta colocar no nosso pé....gosta também de cuidar das bonecas, dar comida, trocar a roupinha, nanar e fazer cócegas....
Está muito independente, e cada dia que passa temos que deixá-la fazer mais coisas sozinhas...tenta se limpar, colocar a fralda, pôr sapato, tirar a roupa, pentear o cabelo, escovar os dentes (tudo bem que encontro meus vidros todos sujos depois que dou a escova de dentes na mão dela).
A moda da vez agora é subir nas coisas....nas cadeiras da cozinha, no sofá, e principalmente na "privada" do banheiro...temos que deixar a porta fechada o tempo todo, senão em segundos ela está em cima, tentando lavar as mãos e pegar a toalha. Comer sozinha, por enquanto, só de vez em quando, porque é comida pra todo lado....mas aos poucos ela vai se habituando.
Em relação ao seu comportamento, às birras, ela melhorou bastante, eu estava com tanto medo dessa fase que li muito à respeito. E a técnica que utilizamos e que dá certo com ela é a calma e a conversa, e nisso a distraímos com outra coisa. Até com a priminha Letícia ela têm melhorado, o problema único agora são os brinquedos, uma (entende-se Alissa) sempre quer o brinquedo que a outra têm nas mãos, aí sempre tem um clima tenso entre as duas, que sempre temos que estar de olho também. Na maioria das vezes é obediente, tentamos não falar tantas vezes a palavra "não", mas nessa fase está sendo complicadinho...e tem vezes que falamos não, ela vai lá, faz , olha pra gente e dá risada....pensaaa! E ela também adora falar "não não"... Mas já me pede as coisas "mãi mãi mãi áua" ..... 
O apetite está voltando aos poucos, não posso contar como vitória, mas ela têm almoçado e jantado muito bem, arroz e feijão, pra alegria do meu dia....de diferente em sua alimentação, acrescentei a gelatina e ela adora. Procuro sempre dar coisas saudáveis pra ela, mesmo quando o assunto são os lanchinhos dou frutas, iogurtes semidesnatados, mas tbm dou danoninho e yakult, bolachinha integral,de água e sal, de maizena, biscoitos e tudo, mas confesso que dei batata frita e ela adora, gosta de sorvete também....
Levamos ela ao pediatra, pra uma consulta de rotina, e ela está muito bem, com altura e peso dentro dos padrões, nos exames que fizemos está tudo ok, graças à Deus. O meu receio era ela ter que tomar algum complemento para aumentar o apetite, mas nem isso, a ferritina dela está ótima. Ela somente nos aconselhou a começar a levá-la ao dentista, pois em sua dentição só faltam nascer os segundos molares inferiores e superiores, que são os últimos lá de trás. Eu escovo os dentinhos dela todos os dias, mas ela ainda dorme mamando a mamadeira, sei que logo tenho que mudar esse hábito.... Ela gosta de beber água no copo, dou pequenas quantidades, pois senão ela vira tudo de uma vez...e também gosta de beber líquidos com canudinho, mas até eu chegar na fase de ela beber o leite, escovar os dentes e pegar no sono sozinha, acredito que demore um pouco....mas, uma coisa de cada vez, não é mesmo?! 
Está cada dia mais sociável. Vai no portão e fala "oi" pra todo mundo, estaciono o carro na minha mãe, ela já olha pra casa da vizinha (que cuidou dela) e fala "oi" tbm...uma fofa! Ela é bem carinhosa com a gente, gosta de abraços e beijos, não é muito de querer colo não, mas faz um dengo enorme quando está com o papai.... gosta muito de animais, não tem medo, e abraça, puxa as orelhas dos cachorros da minha mãe, sorte que eles não mordem....


 hunnnn...sorvete delícia!!!

 Olha a folga.

 Não gostei desse macacão de pezinho mãiiii....

 Colocando o chinelo do papai.

Ai...canseiii.

 Nova moda...

Já quero comer sozinha.

Uma mocinha assistindo Tv quietinha.

Bom, acho que é isso. A Alissa está só que cresce e eu amo curtir cada fase de seu desenvolvimento.

Beijossss




Nenhum comentário:

Postar um comentário